sábado, 27 de fevereiro de 2016

Festival de Curitiba: Teatro Guaíra e Guairinha fora da programação do Festival de Curitiba. E quem perde com isso é o público

Impasse com a Disk Ingressos, empresa responsável pela bilheteria do Centro Cultural Teatro Guaíra, deixa um dos marcos culturais do Paraná fora da 25ª edição do evento


Um impasse entre a empresa que administra a venda de ingressos do Centro Cultural Teatro Guaíra (CCTG), a Disk Ingressos, e a organização do Festival de Curitiba terminou com a saída dos seus dois principais auditórios, o Guairão e o Guairinha, da programação da 25ª edição do evento. Com isso, o CCTG não vai receber sete dos oitos espetáculos que estavam programados para exibição nos dois espaços. 

A única exceção é a manutenção de “La Cena” no Guairinha. Estreia nacional, a montagem é uma criação inédita para o G2 – Cia. de Dança do Teatro Guaíra. Os demais espetáculos previstos para os dois auditórios foram transferidos para a Ópera de Arame e o Teatro da Reitoria, com ingressos à venda pelas bilheterias do Festival e no site do evento (www.festivaldecuritiba.com.br).

Segundo o diretor do Festival de Curitiba, Leandro Knopfholz, a decisão foi motivada pelo modelo adotado pela administradora de venda de ingressos do CCTG, a empresa Disk Ingressos. “O atual modelo é prejudicial não só para o Festival, mas para toda a cadeia produtiva das artes”, comenta.

Com um sistema próprio para comercialização de ingressos, o Festival de Curitiba não pode operar as vendas para os dois auditórios do CCTG. "Delegar o serviço de venda de ingressos a um terceiro que não tem comprometimento com a manifestação artística, não possui vínculos com o espetáculo apresentado, que é indiferente em relação à importância da arte e da cultura prejudica e, em casos como o que vemos agora, até inviabiliza a atividade econômica atrelada às artes e, no caso, ao Festival", elucida Knopfholz.

Ainda assim, por considerar a importância do Centro Cultural Teatro Guaíra, um dos principais marcos culturais do Paraná e um dos espaços mais cultuados pela classe artística nacional, o Festival de Curitiba optou por manter sua abertura no Guairão, com o espetáculo "Bethânia e as palavras". O evento será exclusivo para convidados.

Novos espaços

Com a saída dos dois auditórios do CCTG da Mostra, os espetáculos “Why The Horse”, com Maria Alice Vergueiro, o uruguaio Tebas Land e o solo do ator Matheus Nachtergaele, “Processo de Conscerto do Desejo”, antes previstos para exibição no Guairinha, foram transferidos para o Teatro da Reitoria. Os musicais “O Beijo no Asfalto” e “Urinal, O Musical”, bem como as comédias “Portátil”, do Porta dos Fundos, e “Morte Acidental de um Anarquista”, com Dan Stulbach, que seriam apresentados no Guairão, foram realocados na Ópera de Arame.

Cultura No Sofá: Lionel Richie apresenta sucessos de sua carreira no dia 06 de março (domingo) em Curitiba


Um dos principais nomes da história da música norte-americana se apresenta no Teatro Positivo

Dia 06 de março será um dia histórico para os fãs de Lionel Richie em Curitiba! Isso porque o cantor, compositor e produtor fará um show inédito no Grande Auditório do Teatro Positivo. Considerado um dos mais importantes nomes da música pop norte-americana, especialmente no gênero romântico, vertente na qual assinou alguns dos maiores sucessos dos anos 80 e 90, Richie começou sua carreira em meados dos anos 60, em grupos de R&B, e ingressou no The Commodores em 68 – um contrato com a Motown, um ano depois, transformaria o grupo em um hit planetário.

Mesmo com todo o sucesso do grupo, Richie partiu para uma carreira solo em 1982. Alguns de seus sucessos – canções como “Trully”, “Hello”, “Still”, “Three Times a Lady”, “All Night Long”, “Stuck on You”, “Easy”, “Lady” e “Say You Say Me”, além de “Endless Love”, gravada em dueto com Diana Ross, são considerados verdadeiros ícones do mundo musical e ainda são músicas de alta rotação em rádios de todo o mundo.

A importância de Lionel Richie no mundo da música é tamanha que, no dia 13 de fevereiro, Lionel Richie recebeu as homenagens do MusiCares Person of the Year, em tradicional noite de gala, que acontece antes do Grammy Awards e escolhe todo ano uma personalidade do mundo da música.

Todos seus sucessos, junto a canções mais recentes, estarão no show que Lionel Richie fará no dia 6 de março, no Teatro Positivo - Grande Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido), em Curitiba. O show faz parte de sua nova turnê, All The Hits, All Night Long – Live in South America. Os ingressos estão à venda pelo site Disk Ingressos (http://diskingressos.com.br/evento/3848) ou (41) 3315-0808. O show terá início às 20h30.

Lionel Richie ainda apresenta sua nova turnê no dia 8 de março na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, e no dia 9 de março, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. As apresentações fazem parte do Projeto Live Music Rocks, em mais uma realização da Move Concerts, e em Curitiba a realização do show tem parceria com a RW 7 Production & Entertainment.

Lionel Richie

Lionel Richie tem uma carreira cercada de superlativos. Somente em seu período solo ele vendeu mais de 100 milhões de discos em todo o mundo e ganhou os mais diversos prêmios da indústria do entretenimento, tais como um Oscar e quatro Grammys. Ainda assim, uma das láureas que dá mais orgulho ao cantor é seu diploma de bacharel em economia, obtido pela Universidade de Tuskegee.

No The Commodores, seu primeiro passaporte para o sucesso, Richie desenvolveu um estilo inovador, que desafiava as regras do gênero e levou o grupo a um patamar de excelência e fama internacional, com sucessos como “Three Times a Lady”, “Still” e “Easy”. Em carreira solo manteve o mesmo nível de excelência – seu segundo disco “Can´t Slow Down” ganhou um certificado de diamante e o prêmio de Álbum do Ano do Grammy em 83, com sucessos como “All Night Long”, “Penny Lover”, “Stuck On You” e “Hello”. Sua música, singular e atemporal, continuava quebrando as barreiras do gênero, com a capacidade de unir ouvintes no mundo todo.

Em 1984 Richie se apresentou na cerimônia de Encerramento dos Jogos Olímpicos, em Los Angeles. Em 1985 mais um sucesso mundial – nesse ano ele juntou forças com Michael Jackson para compor “We Are The World”, principal single do projeto “USA For Africa”, cantado por 44 estrelas da música de todo o mundo. A canção ganhou um Grammy e rendeu U$ 55 milhões de dólares para o projeto. Uma década depois Richie lançaria uma série de poderosos projetos pessoais, começando com “Louder Than Words”, que ganhou certificado de ouro em 1996, seguido por “Time” em 1998 e “Renaissance” em 2001.

Além de quatro prêmios Grammy, Richie recebeu ainda um “Golden Note Award” e o “Lifetime Achievement Award” da ASCAP (American Society of Composers, Authors and Publishers), bem como 14 American Music Awards, cinco People’s Choice Awards, um World Music Awards Legend, um TV Land Icon Award, um Echo Award for Lifetime Achievement na Alemanha, o Rojo Award em Hong Kong, o Goldene Kamera Award, um Lifetime Achievement Award no Festival de San Remo, na Italia, e o The Recording Academy Los Angeles Chapter Governors Award, entre outros como um Oscar e um Globo de Ouro. Ele ganhou ainda o Peter J. Gomes Humanitarian Award da Universidade de Harvard. Seu nome faz parte do Songwriters Hall of Fame e do Alabama Music Hall of Fame, e foi condecorado na França com a Légion d’Honneur.

É conhecido ainda por seu trabalho humanitário, sendo ativista em organizações como Breast Cancer Research Foundation, City of Hope e Muhammad Ali Parkinson Center to UNICEF and the Art of Elysium.

Em 2012 lançou seu décimo álbum de estúdio, “Tuskegee”, que seria seu terceiro álbum a estrear em primeiro lugar na parada Billboard 200 e também alcançou o status de platina. Este ano, Richie recebeu uma das maiores honras de sua carreira, ao ser nomeado MusiCares Person of the Year.

Serviço No Sofá:

LIONEL RICHIE
DATA: 06/março/2016 (Domingo) – horário do show 20h30
LOCAL: Teatro Positivo - Grande Auditório (Rua Professor Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 – Campo Comprido, Curitiba/PR) – (41) 3317-3107
INGRESSOS: à venda pelo Disk Ingressos - http://diskingressos.com.br/evento/3848 ou (41) 3315-0808.
INFORMAÇÕES: (41) 3315-0808 
A apresentação faz parte do Projeto Live Music Rocks, em mais uma realização da Move Concerts em parceria com aRW 7 Production & Entertainment.