sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Coleção "Vozes do Paraná" chega à sétima edição com 40 personagens

Maior volume da série de retratos paranaenses publicado até agora pelo jornalista Aroldo Murá G. Haygert foi lançado ontem na EBS Business School. Nova edição conta com dois tomos e 824 páginas


Perfis biográficos que abordam não só a trajetória profissional do personagem contemplado, mas que trazem ainda aspectos curiosos da vida familiar e pessoal, com breve passagem genealógica retrospectiva aliada a um trabalho jornalístico de prospecção, que são a marca de seu autor, o professor Aroldo Murá G. Haygert. Uma breve definição do que – a cada edição – está se tornando a coleção “Vozes do Paraná – Retratos de Paranaenses”, cujo sétimo volume foi lançado ontem às 19h, na EBS Business School .

Seguindo com o espírito de contar a história de paranaenses notáveis em tempo real – de todos os estratos sociais e áreas de atuação, – Aroldo Murá dá sequência à sua coleção "Vozes do Paraná", que chega à sétima edição com trajetória singular, pioneira e única no Estado.

“Nova Geração”

O "Vozes do Paraná 7" terá 824 páginas, dois tomos e 40 personagens. E vem com uma singularidade em obras dessa natureza: a criação do espaço "Nova Geração", que traz personagens de destaque em suas atividades, com idades entre 18 e 35 anos. O autor explica: "Os jovens também estão fazendo história".

O "Nova Geração" apresenta o perfil da médica e professora universitária Marcela Dohms, coordenadora do Programa de Residência em Medicina de Família da Secretaria de Saúde de Curitiba; da deputada estadual mais jovem do Paraná, Maria Victoria, filha da vice-governadora Cida Borghetti e do deputado federal Ricardo Barros; e do jovem militar paranaense Rafael Museka, que serviu por mais de dois anos na Legião Estrangeira, em arriscadas missões na África e Oriente Médio.

In memoriam

Se o livro acentua seu papel de captador da história em tempo real, reconhece também a contribuição dada ao Paraná por notáveis falecidos.

Seis personagens recebem homenagens póstumas, alguns bem recentes, como Aristógiton França, aviador veterano da FAB, morto em abril deste ano, aos 91 anos. "O Comandante França foi uma personalidade incrível, um dos poucos aviadores formados nos Estados Unidos durante a Segunda Guerra, com permissão para voar sob qualquer condição, ficando a seu critério a decolagem", conta Murá. Outro grande personagem contemplado é o ginecologista e professor universitário com 60 anos de carreira, Jayme Benjamim Guelmann, morto há dois meses, aos 84 anos.

O ex-prefeito de Curitiba Ângelo Lopes, que governou a capital paranaense em duas ocasiões, em 1940 e 1947, e João de Oliveira Franco (1891-1973), advogado e cafeicultor, pai do ex-governador Adolpho de Oliveira Franco, são os outros dois perfis in memoriam do "Vozes do Paraná 7". 

Destacam-se também o pintor, desenhista e publicitário Álvaro Borges (1928-1994) e o
advogado e publisher da Gazeta do Povo, Francisco Cunha Pereira Filho (1926-2009), cuja atuação jornalística e social tem reflexos até hoje no Estado.

Jornalismo paranaense: dos pioneiros à atualidade

Além  de  Francisco, quatro perfilados do "Vozes 7" trazem um retrato detalhado da história do jornalismo impresso paranaense, desde os veteranos Ayrton Luiz Baptista e Antonio Claret de Rezende, hoje septuagenários, passando pelo "literato comunista", jornalista e escritor Luiz Manfredini, perseguido pela ditadura militar, até a gaúcha radicada em Curitiba desde a década de 1980 Martha Feldens, editora do jornal Metro Curitiba. "O perfil de Martha traz ainda uma homenagem às grandes damas da imprensa escrita do Paraná, desde pioneiras como Rosy de Sá Cardoso, até profissionais do porte de Teresa Urban, Adélia Lopes, Terezinha Cardoso,
Ruth Bolognese e Mara Cornelsen", cita o autor.

Protagonistas do Paraná de hoje

O volume 7 do "Vozes do Paraná"  contém boa amostra dos que fazem o Paraná de hoje: o ex-governador Mário Pereira; o líder político e empresário Renato Adur; o empresário Joel Malucelli; o ex-presidente da OAB-Paraná e presidente do Instituto dos Advogados do Paraná, José Lúcio Glomb; o desembargador e escritor Joatan Carvalho; os advogados Geroldo Hauer e
Fernando Antonio Miranda; o diretor da Copel e ex-presidente da Associação Comercial do Paraná, Marcos Domakoski; o empresário Waldemir Kürten; o segurador João Gilberto Possiede e o pós doutor em Economia  ,Judas Tadeu Grassi Mendes, fundador da EBS School.

E mais: o comunicador Wasyl Stuparyk; o historiador Renato Augusto Carneiro Junior; o rabino Pablo Berman; os diplomatas Peter ter Poorten e Ozeil Moura Santos; e o médico Dagoberto Requião.

A edição traz ainda perfis do escritor Otto Leopoldo Winck; do escultor Elvo Benito Damo e dos artistas plásticos Fernando Pernetta Velloso e Leila Pugnaloni. Das letras e magistério, está presente o perfil biográfico da nonagenária Chloris Casagrande Justen, presidente da Academia Paranaense de Letras. Por fim, mas não menos importante, o arquitetos Eduardo Guimarães e Rodolfo Doubek Filho; o mais velho engenheiro do Paraná, Venevérito da Cunha; o designer Jorge De Menezes e o budista e professor de Yoga Vitor Caruso Jr também estão contemplados na
obra.



    Aroldo Murá e o seu orgulhoso Vozes do Paraná- volume 7
    Fotos: Divulgação/No Sofá

Luiza Barcelos inaugura loja exclusiva no ParkShoppingBarigüi

A​ mineira Luiza Barcelos abre ​ nesta sexta-feira (11)​ sua primeira loja em Curitiba, no  ParkShoppingBarigüi, trazendo para a capital a marca de calçados e bolsas que está entre as principais do país.  A loja oferece um mix de produtos que apostam na feminilidade, na riqueza de detalhes e no cuidado com a produção que vem desde a criação da empresa em 1987.
 "A Luiza Barcelos é uma marca desejada entre as mulheres. São sapatos diferenciados que agradam pelo design, conforto e modernidade. Será mais uma marca exclusiva do ParkShoppingBarigui, estamos ansiosos”, afirma Silvia Pires Omairy, gerente de marketing.
 A marca apresenta sua a coleção Verão 2016 que vem com o tema #façaflorescer, em uma linha leve e colorida, com a cara da estação.

Gastronomia No Sofá: MORANGOFEST: UM SONHO QUE SE SONHA JUNTO


MORANGOFEST, realizado há mais de 25 anos pela Padaria Requinte é o festival mais tradicional e esperado da cidade. Este ano acontece de 11 a 27 de setembro, nas duas lojas da  Requinte, localizadas nos bairros Cabral e Champagnat.
 O Morangofest reúne maravilhas como o Bolo Cremoso de Morango sem Lactose, Bombom de Morango, Mini Sonho de Morango, Bolo Tess, Bolo Irene, entre outros produtos. Todos com preços super especiais.
De acordo com a proprietária da Padaria Requinte, Fátima Regina Cazella, além do Morangofest reunir uma variedade incrível de produtos, este ano o festival continua com um sabor mais que especial.  Na compra do  sonho de morango com nata, metade do valor do será revertida para  AAMPARA(Associação de Atendimento e Apoio ao Autista).
 Aproveite esta oportunidade para adoçar a sua vida e a de muita gente. Morangofest 2015: Um sonho que se sonha junto!!!
 Serviço No Sofá:
MORANGOFEST 2015
Campanha: 11 A 27 DE SETEMBRO
Requinte Champagnat – Rua Francisco Rocha, 1809 -  tel. (41) 3335.3134
Requinte Cabral  - Rua recife, 34  - Tel. (41) 3014.3134


O estilo da Marss no Shopping Curitiba


**** Inaugurado recentemente no Shopping Curitiba, o quiosque da Marss tem atraído a atenção dos clientes que procuram versatilidade em cores e design.

Localizada no Piso L1, a marca oferece óculos, relógios e bolsas que seguem as altas tendências da moda, em constante atualização.

Mais informações no site www.marssfeelit.com.br.

Sobre a marca:

Embalada em inovação, a Marss chega ao mercado nacional trazendo uma nova experiência para seus clientes. O principal diferencial é o posicionamento orientado ao design. Uma explosão de cores e formas. Muitas combinações e estilos que deixam os produtos sempre modernos.





Shopping Curitiba
Av. Brigadeiro Franco, 2.300
Curitiba (PR)
(41) 3026-1000 | www.shoppingcuritiba.com.br
A Marss possui um quiosque também no Shopping Estação

Exposição fotográfica Eles Passarão











Da Redação/No Sofá

**** Até o próximo dia 10 de outubro, a mostra fotográfica “Eles Passarão”, da fotógrafa Gisele Arabori, poderá ser visitada gratuitamente no restaurante Veg e Lev, em Curitiba  
A profissional, um dos grandes nomes do segmento no Brasil, apresenta um trabalho que traz experimentações da fotografia como forma de expressão. Desde o começo de sua carreira, substituição e repetição pautaram os projetos visuais de Gisele como ferramentas para a solidificação de seu mundo interno. 
Mais do que a criação de uma nova imagem, os novos elementos se fundiram criando a interferência necessária pela mão da artista para que o real subjetivo se revelasse. Em “Eles Passarão”, a fotógrafa apresenta a interferência como dinâmica da vida, movimento que cria perspectivas necessárias para o alargamento da visão. 

O Veg e Lev fica na Alameda Prudente de Moraes (nº 1.218), no Centro de Curitiba. A casa de segunda a sexta, das 11h30 às 14h30, e aos sábados, das 12h às 15h.  Mais informações no site www.vegelev.com.br, página oficial do restaurante no Facebook (www.facebook.com/vegelev) ou pelo telefone (41) 3121-1218

2º Coffee Week Curitiba começa nesta sexta-feira


Da Redação/João Nunes

****Promover a cultura do café especial de maneira fácil e descontraída, sempre oferecendo opções diferenciadas para serem saboreadas individualmente ou em grupo. Esse é o objetivo principal da segunda edição do Coffee Week Curitiba, que será realizada a partir de hoje, na capital paranaense, impulsionando toda a cadeia produtiva do setor. 

Com a curadoria do Drink Good Coffee, movimento que tem o objetivo de divulgar a cena voltada para os cafés especiais, o evento, que se estende até o dia 27 de setembro, contará com a participação de 15 empreendimentos curitibanos: Adele Gastronomia & Café, Allez Allez Café Bistrô, Arte e Letra, Bisa Basílio Café, Black Coffee, Café Catedral, Expresso Curitiba, Exprèx Café (Centro e PUC), New York Café, Nougat, O Giramundo Café, Romanu´s Café e Special Treat Bakery. Durante o Coffee Week, que teve origem na cidade de São Paulo, as casas participantes irão disponibilizar no cardápio duas opções exclusivas com preços fixos: R$ 7,99 e R$ 12,99.  Para ficar por dentro de todos os detalhes da segunda edição do Coffee Week Curitiba, acesse os sites www.coffeeweekbrasil.com.br e www.drinkgoodcoffee.com.br.
 
Fotos de Luiz Cesar Mello Junior


Social No Sofá: Registro


**** Na foto, a advogada Lucyanna Lopes, Juliana Ceccatto da Sorttie Soluções Criativas, 
Juliana Jabs do Pocket Beauty e Luciana Veronese da Webbertek clicada por Fernando Carvalho para No Sofá, por ocasião da participação delas no Women Vendors Exhibition and Forum  
(http://www.sorttie.com.br/curitiba/women-vendors-exhibition-and-forum-2015). Juliana Cecatto disse à coluna que foi para São Paulo buscar internacionalização da Sorttie Soluções Criativas, pois a partir deste ano estarão focados em Consultoria de Marketing. Cecatto também participou de algumas rodadas de negócios com executivos da área de TI da Índia e Bangladesh, e com as brasileiras Accenture do Brasil e Coca-Cola RJ. Parabéns e a coluna de João Nunes deseja sucesso.

Santa Marta comemora hoje, com festa, seus 9 anos de sucesso


Uma das casas noturnas mais completas de Curitiba, o Santa Marta Bar comemora nove anos de atividades com uma festa hoje à partir das 20 horas. Os convidados serão recebidos para um coquetel no segundo andar da casa. O primeiro andar estará aberto ao público que poderá conferir o som de Marjoure e Melanie; Nadinho; e Lucas Costa.

          A casa sempre foi conhecida pela diversidade musical e boa gastronomia, entre eles petiscos como a Chapa Santa Marta e o Bolinho Quiró. Vários artistas já passaram pelo palco do Santa Marta Bar, como George Israel, Leoni, Negra Li, Henrique e Diego e Leo Jaime, lembrando que atualmente o foco está na balada e música sertaneja. Terça, sexta e domingo a casa recebe atrações sertanejas, no sábado, a feijoada no almoço é marcada por samba e chorinho e à noite, Pop/Rock.

Festa 9 anos do Santa Marta:

Quando: 11 de setembro
Horário de Abertura: 20h
Ingressos: até às 21h - Masculino (R$ 30,00) e Feminino (R$ 15,00). Após as 21h Masculino (R$ 50,00) e Feminino (R$ 25,00). O coquetel será exclusivo para convidados. Agradeço o gentil convite.

Sobre o Santa Marta:     

          Inaugurado em julho de 2006, o Bar Santa Marta é uma das casas noturnas mais completas de Curitiba. Tem atrações diversificadas que vão desde a feijoada com samba e chorinho até estilos musicais variados, como MPB, rock’n’roll, pop e sertanejo. Com capacidade para 776 pessoas, a casa conta com diversos ambientes, um amplo balcão com chopeira exclusiva e ambientação contemporânea. Além da programação normal, o bar pode ser utilizado para eventos privativos/corporativos.
          O nome é uma homenagem à Santa Marta, considerada a padroeira das cozinheiras, e o cardápio foi inspirado no melhor da gastronomia brasileira.

Serviço No Sofá:

Reservas: (41) 3343- 2803
Rua Bispo Dom José, 2030, Batel - Curitiba (PR)
www.santamartabar.com.br

Programação:

Santa Terça Sertaneja - "Novena"
Sexta - Santa Sexta! - Sertanejo
Sábado - Santa Feijoada (Buffet completo no almoço, acompanhado de muito samba e chorinho)
Sábado à noite - Pop/Rock Nacional e Internacional

Domingo - Domingueira Sertaneja