sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

GRUPO RIC CELEBRA O FINAL DE ANO

    O presidente do Grupo RIC Paraná, Leonardo Petrelli acompanhado da esposa Karla Petrelli e o assessor jurídico da presidência do Grupo RIC, José Carlos Caniato com a esposa Maria Helena

O Grupo RIC Paraná comemorou as conquistas de 2014 em um jantar de confraternização que aconteceu na terça-feira (16) no Restaurante Panorâmico Terazza 40, em Curitiba. Estiveram reunidos diretores e gerentes corporativos de todas as praças do interior e da capital, além de profissionais das multiplataformas do Grupo RIC: Jovem Pan, dance paradise, revista Top View, Instituto RIC e Portal RIC Mais.
O jornalista João Nunes parabeniza o  Grupo Ric

Palácio da Liberdade voltará a abrigar o Museu da Imagem e do Som do Paraná

    Foto: Kraw Penas/No Sofá

Depois de passar mais de 10 anos fechado o espaço foi reformado e a estrutura totalmente restaurada

Na manhã desta quinta-feira, 18 de dezembro, ocorreu a cerimônia de entrega da obra de restauro do Palácio da Liberdade, edifício histórico localizado na Rua Barão do Rio Branco, que é sede oficial do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) e estava fechado a mais de uma década. O MIS-PR deve abrir ao público em 2015, após todo o acervo ser transferido novamente para lá.

A solenidade contou com a presença do secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, do diretor do MIS-PR, Fernando Severo, da coordenadora do Patrimônio Cultural da SEEC, Rosina Parchen, do diretor da Albatroz Arquitetura Construção e Restauro, responsável pela obra, Claudio Maiolino, além de representantes de entidades ligadas ao audiovisual, funcionários do MIS-PR e convidados.

Para o secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, a volta do MIS-PR à sede oficial engrandece ainda mais o museu. “Hoje estou feliz de estar entregando este espaço restaurado, mas ao mesmo tempo um pouco triste por ver que um equipamento cultural tão importante ficou fechado por tanto tempo por falta de manutenção e conservação. Um espaço cultural só tem função se estiver disponível para a população, apenas assim ele cumpre o seu papel. Tenho certeza de que em breve o MIS-PR estará de volta à sua sede, exercendo sua função de ser um centro de formação, debate e difusão das questões relativas ao audiovisual do Paraná”, disse.

De 1989 até 2003, enquanto esteve no Palácio da Liberdade, o MIS-PR promoveu cursos e palestras com profissionais renomados na área do audiovisual, como Mauro Alice e Walter George Durst. Além disso, mostras importantes estiveram em cartaz no museu, por exemplo, a exposição de fotos de Marlene Dietrich, Dario Vellozo e Chico Nogueira. Como ocorreu no passado o museu irá retornar a programação que costumava ter, e que durante este período em que permaneceu fechado estavam sendo realizadas em espaços alternativos.

Segundo o diretor do MIS-PR, Fernando Severo, poder voltar a sede oficial é uma emoção. “Ver o prédio restaurado e saber que estamos voltando para cá é algo que nos comove e orgulha. Pessoalmente tenho uma relação muito forte com este lugar, pois foi o primeiro local em que trabalhei quando comecei minha carreira como cineasta”, comentou.

O museu possui um vasto acervo de filmes, fotografias, discos, fitas de áudio e vídeo e equipamentos de som e imagem, contando com uma biblioteca especializada com mais de dois mil livros e periódicos sobre cinema, fotografia, música, memória e áreas afins. Esse acervo, que conta uma boa parte de nossa história, é alvo constante do interesse de pesquisadores de diversas áreas, que tem acesso a qualquer item mediante solicitação prévia.
A coordenadora do Patrimônio Cultural da SEEC, Rosina Parchen, falou sobre a importância histórica da construção, que já foi sede do Governo do Estado. “A importância histórica do Palácio da Liberdade é imensurável, ele é inclusive tombado por esse motivo. Então, preservar construções como esta significa mesmo resguardar a memória do Paraná”, disse.

O diretor da empresa responsável pela obra, Claudio Maiolino ressaltou que “o edifício estava bem degradado em função do abandono por anos, mas em geral toda obra é uma incógnita. A 1ª fase foi a mais difícil porque havia problemas estruturais sérios como o telhado com risco de queda, rachaduras, entre outros. A 2ª etapa foi mais tranquila porque já havíamos eliminado os riscos e começou o trabalho mais interno. Agora a obra está pronta, é preciso usá-la”.

Obras:

Em 2012 a Secretaria de Estado da Cultura (SEEC) promoveu, com recursos próprios, a primeira etapa dos reparos, com o reforço estrutural das fundações do edifício, a recuperação total da cobertura, um novo cintamento em concreto para reforço das paredes externas e internas, além da retirada dos pisos do pavimento superior e proteção de elementos decorativos para posterior recuperação, totalizando investimento de cerca de R$ 400 mil.

No fim de 2012 foi realizada a licitação para a segunda etapa dos trabalhos que englobaram a restauração completa do edifício. O projeto contemplou obras de recuperação de forros e pisos, das pinturas murais, além de novas instalações elétricas, hidráulicas, lógicas e sanitárias. Os sistemas de segurança e monitoramento, adequação ao novo uso com salas de exposição e pequeno auditório e pintura total do edifício também fizeram parte desta etapa. A realização desta intensa obra permite agora a reutilização do prédio pelo MIS-PR, que desde 2003 funciona em sede provisória, na Rua Máximo João Kopp, 274, bloco 4, no bairro Santa Cândida. Para os custos finais de restauro do prédio foi destinado um valor deR$ 1,355 milhão.

História:

Construído entre 1870 e 1890 pelo engenheiro de origem italiana Ernesto Guaita para abrigar a residência de Leopoldo Ignácio Weiss e Izolina Izaura Carneiro Weiss, o edifício foi adquirido em 1890, juntamente com seu mobiliário, pela Fazenda Nacional, passando em 1901 à propriedade definitiva do Estado do Paraná.

De 1892 a 1938 o Palácio da Liberdade foi sede do governo paranaense. Posteriormente abrigou órgãos públicos como a sede da Chefatura de Polícia, de 1938 a 1942, e da Secretaria do Interior e Justiça, de 1942 até 1976.

Tombado pelo Patrimônio Cultural do Estado em 1977, também abrigou, de 1978 até quase o final da década de 1980, a Coordenação do Sistema Penitenciário (COSIPE) e, por último, a Defensoria Pública do Paraná.
Em maio de 1989 passou a ser a sede do Museu da Imagem e do Som do Paraná.

Coluna By João Nunes- Em Evidência....

**** A coluna recebe convite para logo mais, às 10 horas, prestigiar a cerimônia de Entrega da comenda Ordem Estadual do Pinheiro. Entre os agraciados, destaca-se a superintendente da Associação dos Amigos do Hospital de Clínica, Maria Eliza Ferraz Paciornik, os médicos Marcos Flávio Gomes Montenegro, Massakazu Kato e Sérgio Bruno Hatschbach, fundadores do Instituto de Oncologia do Paraná. Agradeço o convite!

****Maria Regina Monticelli, da Academia Dance Sempre Espaço Cultural- convidando o colunista para a apresentação logo mais no Teatro Fernanda Montenegro, no Shopping Novo Batel- "Espetáculo Sensações", marcado para às 21 horas.

****Convite do Gabinete da primeira dama de Curitiba- Márcia Fruet, para prestigiar, às 16 horas, em parceria com o Shopping Mueller, a entrega da reforma feita em uma das entidades assistidas pela Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS). A iniciativa é do Projeto Mueller Ecodesign Social. No local, vivem cerca de 20 crianças.

**** O Spa Kurotel, de Gramado, no Rio Grande do Sul, foi homenageado com o título "Best Destination Spa" das Américas & Caribe, recentemente, na edição inaugural do Condé Nast Johansens Luxury Awards for Excellence.

****A edição da revista "Vogue" que está nas bancas tem na capa Gisele Bündchen, e uma das reportagens apresenta as elegantes paulistas, contando com a  gaúcha Lica Melzer.


Dicas para o fim de ano
Uma dica para dar presentes neste fim de ano são os acessórios do SB ACESSÓRIOS e  Stúdio Beauty, como joias contemporâneas e bijuterias, lingeries e uma linha de necessaires lindíssimas. Você também pode presentear com cartão presente do SB, este poderá ser utilizado  em qualquer serviço ou produto do Studio Beauty.  Além dos acessórios, o SB tem um aconchegante bistrô na entrada do salão para as pessoas se reunirem ou esperar pelo atendimento. O Studio Beauty atende até o dia 31 de dezembro e reabre suas portas no dia 7 de janeiro. O SB fica na Avenida República Argentina, 665, bairro Água Verde, em Curitiba. Tel. 3024-0503. Olhe o que a produção de No Sofá separou para você!








quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Galeria Solar do Rosário abre as portas para Ruben Esmanhotto....

     Ruben Esmanhotto na Galeria od Solar do Rosário
     Foto: Divulgação/No Sofá

Por Alice Varajão/No Sofá

O artista Ruben Esmanhotto lançou no último domingo, na Galeria do Solar do Rosário, livro que conta parte de sua trajetória artística.

O evento cultural foi prestigiado com a presença de colecionadores, amigos, imprensa e familiares numa manhã quente no Solar do Rosário; na mesma ocasião do lançamento e autógrafos do livro “O MOMENTO SUSPENSO” do pintor e gravador Ruben Esmanhotto, foram expostas algumas
obras do renomado pintor paranaense; - que tanto retratou a Curitiba e seus casarões, incluindo o próprio Solar e o Alto São Francisco entre outros.

Ressaltando que o livro “O MOMENTO SUSPENSO” é o resultado do projeto cultural idealizado por Dulcineia.Art aprovado pelo Ministério da Cultura, Lei Rouanet, com o patrocínio da Copel, Fomento do Paraná, Compagás e Souza Cruz.

Cuja contra partida social, está programada para o início do ano letivo (2015), em escolas públicas com apresentação e palestra do artista para alunos do ensino médio e também distribuição de livros entre outras atividades.  2015 é o ano em que o renomado e conhecido Ruben Esmanhotto comemora 40 anos dedicados à pintura. Parabéns!!! 


    Ruben Esmanhotto com Nilva Rossi

    Luiz Ernesto Meyer Pereira, Ruben Esmanhotto e José Antônio de Lima
    
     Osmar Carboni- Presidente da APAPPR- Marcos Cordiolli, Presidente da FCC, Ruben e Cassiana Esmanhotto

No Sofá com Havaianas, muito além das sandálias. Franquia inaugura loja no Shopping Curitiba


O quiosque virou loja e disponibiliza ainda mais produtos. Além das tradicionais sandálias, podem ser encontradas bolsas, toalhas, tênis, alpargatas, chaveiros, pingentes de sandália, capa para Iphone 4 e 5, boias e outros acessórios.
A loja fica no piso L3. Mais informações no fone 41 3024-0668.
Serviço No Sofá:
Havaianas (Piso L3)
41 3024-0668

Exclusividade para os Pets reúne convidados vips no Pátio Batel

     Adolfo Sasaki e anfitriã Marcia Lopes Grego
     Fotos: Fernando Zequinão para No Sofá

Curitiba recebeu um novo conceito em pet shop, o Au Pet Place, no shopping Pátio Batel. O evento de inauguração contou com a presença de personalidades e seus cães, que conheceram toda a estrutura inovadora do novo local de cuidados especiais para os animais de estimação, além de produtos exclusivos de grifes nacionais e internacionais.

 
                   Paula de Araujo Furiatti e Tatiana Bucoski



                         Igor Furquim, a anfitriã Marcia Lopes Grego e Gisele Gomes


terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Na Agenda....Nex Coworking sedia primeiro evento de vendas de fotografias da Galeria Portfolio

Os trabalhos de nove fotógrafos representados pela Galeria Portfolio estarão reunidos no evento COLECIONE, que acontece hoje, dia 16 de dezembro, a partir das 12h, no Nex Coworking. Será a primeira feira de vendas de fotografias em fine art promovida pela Galeria Portfolio. 
Cerca de 250 imagens compõe a COLECIONE e são assinadas pelos fotógrafos  Lucas Pontes, Daniel Caron, Nilo Biazzetto Neto, Mauricio Vieira, Eduardo Macarios, Francisco Santos, Adriano Bassani, Kris Foltran e Sergio Vanalli.

As fotografias pertencem a coleções que estiveram em exposições individuais e coletivas no ano de 2014 na Galeria Portfolio. Todas as imagens são assinadas e certificadas pela Galeria, serão disponibilizadas em dois diferentes formatos e podem ser adquiridas por valores atraentes, a partir de R$ 50,00. A proposta do evento é também valorizar e promover o interesse pela fotografia como obra de arte, seja para colecionismo ou decoração de ambientes. O jornalista João Nunes, responsável por esta página, parabeniza a iniciativa.
Serviço No Sofá:
COLECIONE - Fotografias da Galeria Portfolio
Quando: 16 de dezembro, das 12h às 21h
Onde: Nex Coworking (Rua Francisco Rocha, 198, Batel)
Entrada: gratuita
Informações: 41 3023.7061
 
da série' Hood', de Nilo Biazzetto Neto
A primeira foto é da série 'Campos Gerais', de Adriano Bassani

No Sofá no Carnaval 2015: Antarctica pede passagem e entra na Sapucaí com o Camarote da BOA em homenagem ao Rio de Janeiro

A marca preferida dos cariocas fará do carnaval uma grande festa de comemoração
aos 450 anos da cidade maravilhosa, homenageando aqueles que fazem e fizeram diferença na história do Rio

Redação/ No Sofá

No ano em que a marca completa 130 anos e o Rio de Janeiro 450, foi unânime a decisão de fazer uma grande homenagem à cidade que adotou Antarctica e fez a história da marca adquirir a alma do carioca. Reconhecendo toda relação da marca com a cidade, Brahma, como em um bom samba, deu passagem para Antarctica fazer uma grande festa no carnaval de 2015.

A relação de Antarctica com o Rio de Janeiro é genuína e antiga. Nos últimos cinco anos, a marca líder de mercado na cidade, investiu e apoiou a cultura popular brasileira com diversos projetos.

Há seis anos Antarctica patrocina o carnaval de rua carioca, investindo em infraestrutura, segurança e lazer para os foliões. Em 2012 deu início ao concurso Talentos do Samba, que revela e incentiva novos músicos nas comunidades do Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2013, Antarctica lançou a campanha #Brindeaorio, que exaltava as belezas e brindava cada parte da cidade maravilhosa. E este ano, 2014, está promovendo dois grandes projetos: o #Aquitempalco, feito em parceria com o MinC e FUNARTE, que estimula diversas manifestações artísticas, e o Morro em Festa, o primeiro festival de samba, que aconteceu neste mês no Morro do Vidigal, em que parte do lucro foi revertido em prol da comunidade. Esses projetos fazem parte do movimento #NoMorroNaBOA, que tem como objetivo unir ainda mais a cultura entre morro e asfalto.

“No ano que o Rio completa 450 anos, nada mais natural que Antarctica ter seu lugar na Sapucaí e organizar uma enorme festa para a cidade. O Camarote da Boa vai celebrar a alegria dos cariocas: os nascidos aqui e os que adotaram ou foram adotados pela cidade. E mais, vai homenagear os notáveis do Rio, aqueles que representam de forma genuína o jeito de viver a vida numa BOA do carioca”, afirma Maria Fernanda Albuquerque, diretora de marketing de Antarctica.

A história, os costumes, os lugares e os personagens estarão retratados no metro quadrado mais disputado da Sapucaí.  Praia, morro e samba estarão integrados para criar o ambiente perfeito. Cada detalhe do Camarote da BOA trará uma experiência verdadeiramente carioca.

E, se as três paixões do brasileiro são carnaval, cerveja e futebol, Brahma, escolheu a última para homenagear o Rio de Janeiro. Brahma e o futebol têm uma relação de longa data. O esporte está no DNA da marca, que está junto com a Seleção há 13 anos, é parceira de mais de 50 clubes de futebol e foi protagonista em levar a festa da Copa do Mundo para os quatro cantos do país. Para ir além, a marca decidiu ampliar os investimentos com o projeto Viva o Campinho, que irá revitalizar centenas de campinhos de várzea, utilizando o futebol como meio para transformar a vida das pessoas e aprimorar o esporte no Brasil.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Convite do Condor Supermercado para No Sofá....

**** Durante
 café da manhã, nesta quarta-feira, dia 17 de dezembro, no Hotel Lizon, em Curitiba, representantes de 22 instituições beneficentes sediadas nas 15 cidades atendidas pelo Condor no Paraná estarão recebendo a doação referente à Campanha Solidária Condor.

O valor será entregue em forma de vales-compras, que as instituições poderão utilizar na aquisição de alimentos, produtos de higiene, limpeza, bazar, têxtil e eletros, em qualquer uma das lojas Condor. Agradeço o convite!

Palacete Villa Sophia em alta...

Quase 500 convidados compareceram ao coquetel de inauguração do novo escritório Vernalha Guimarães & Pereira Advogados no Palacete Villa Sophia , na noite de terça-feira, 9 de dezembro, entre clientes, advogados, magistrados, políticos, empresários, jornalistas, amigos e descendentes de Guilherme Lindroth e Sophia Mueller Lindroth, que construíram o histórico  palacete por volta de 1895. O imóvel é uma das únicas construções em estilo eclético ainda existente no Brasil e foi restaurado para resgatar o máximo possível de sua arquitetura original. A nova sede do VGP fica na Rua Mateus Leme n.º 575, esquina com a Rua Barão de Antonina. 

Na foto acima, Guilherme Puppo registrou para No Sofá-  Elisa Losso; empresária Thais Losso; Flavia Viana; advogado Fernando Vernalha Guimarães; empresário e presidente do Conselho da Universidade de Chicago Fábio Losso

Na Agenda...By João Nunes

**** Depois do sucesso obtido no shopping Crystal, chegou a vez do shopping Pátio Batel receber os serviços e produtos do mais exclusivo pet shop da cidade, o Aut Pet Place. Amanhã à partir das 16h, será inaugurado o novo local voltado ao bem estar dos animais. Com uma moderna estrutura, traz em um mesmo lugar Day Care – um espaço especial para os pets ficarem enquanto os tutores realizam outras atividades no shopping -, loja com produtos exclusivos de grifes nacionais e internacionais, consultório e estética. Alguns dos destaques do novo pet são a Dog Beer, sem álcool, Pet Delícia – comidas congeladas sem corantes e conservantes – e as botinhas Pawz, emborrachadas que protegem as patinhas do calor do chão, da chuva e frio excessivo. O projeto de interiores do novo pet shop leva a assinatura da arquiteta Sheila Borges. Agradeço o convite.