quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Cultura: Aliança Francesa traz a Curitiba teatro de bonecos com 200 anos de tradição

Guignol, a mais famosa marionete francesa, vem à cidade em diversas apresentações gratuitas

Por Gabriela Junqueira

A Aliança Francesa traz a Curitiba o mais famoso teatro de bonecos francês: Guignol de Lyon. O espetáculo ‘O Pote de Geleia’ é comandado pelo personagem Guignol, criado no início do século XIX com o objetivo de satirizar e criticar os acontecimentos sociais e políticos da época. Pela primeira vez na cidade, de 12 a 19 de setembro, o Guignol de Lyon realiza uma série de apresentações gratuitas em eventos culturais e de cunho socioeducativo.
 
O personagem Guignol é uma criação de Laurent Mourget, antigo operário das fábricas de seda de Lyon que, ao perder seu emprego com a crise da época, teve que seguir a profissão de dentista. Para atrair a clientela e distrair os pacientes durante o atendimento, ele fabricou um boneco muito semelhante a si próprio, com o qual realizava encenações. Guignol ficou tão popular na cidade que Mourget passou a se dedicar unicamente ao teatro de bonecos.

Os diferentes espetáculos de Guignol eram uma forma de informar a população e incitar seu espírito crítico em relação ao governo, às condições de trabalho e à própria sociedade. Além de Guignol, os outros dois personagens principais são sua esposa, Madelon, e seu amigo, Gnafron. Em seus primórdios, Guignol era voltado exclusivamente para o público adulto, mas, com o passar do tempo, adaptou alguns de seus espetáculos também para as crianças, mas sem perder sua linha satírica.

Em Curitiba de 12 a 19 de setembro, Guignol e sua trupe participam de uma extensa programação cultural na cidade: apresentações na Aliança Francesa, na Boca Maldita, no Pátio Batel, no Museu do Olho e na abertura do festival 1º Bonecos em Curitiba, que será realizado na Biblioteca Pública, ocasião para um encontro entre bonequeiros franceses e brasileiros. Eles ainda realizam apresentações fechadas para as crianças do Hospital Pequeno Príncipe, para escolas públicas onde a língua francesa é ensinada e para a Associação Borda Viva, apoiada pelo Instituto Renault.

“Guignol é a representação da cultura, da tradição e do espírito crítico francês. Com o apoio do governo da região Rhône-Alpes, onde Lyon está localizada, temos a oportunidade de transmitir às crianças e adultos de Curitiba um pouco de nossa história, de maneira divertida e educativa”, afirma o diretor da Aliança Francesa, Christian Dejour.

Espetáculo ‘O Pote de Geleia’

O espetáculo conta a história de Guignol, um serviçal bastante guloso que devora todo o estoque de comida de seus patrões. O Sr. Cassandre, dono da casa e pai de Octave, está prestes a demiti-lo mas, se isso acontecer, Octave corre o risco de não se casar com a charmosa senhorita Emilie, a vizinha que indicou Guignol. Se ela souber que seu serviçal preferido perdeu o emprego, Emilie não irá querer casar com o Octave, mesmo ele sendo tão apaixonado por ela... Octave há de achar uma solução para agradar a todos, mas o brincalhão do Guignol não vai tornar essa tarefa fácil!

Collectif ZonZons

A companhia atualmente responsável pelos espetáculos de Guignol é a Collectif ZonZons. Criado em 1994, hoje o grupo conta com mais de 20 pessoas, entre artistas, autores, técnicos e figurinistas. A Cia Collectif ZonZons ainda desenvolve um projeto que busca inscrever o ‘Guignol de Lyon’ como patrimônio cultural imaterial da UNESCO.


Serviço No Sofá:
Confira a programação das apresentações abertas ao público:
SEXTA-FEIRA (12/09)

 Local: Aliança Francesa | Rua Prudente de Moraes, 1101
Horário: 15h (crianças) | 19h30 (adultos)
SÁBADO (13/09)
Local: Boca Maldita (próximo ao relógio da Praça Osório)
Horário: 11h
Local: Pátio Batel
Horário: 16h
DOMINGO (14/09)
Local: Museu Oscar Niemeyer (Parcão)
Horário: 15h | 17h
SEGUNDA-FEIRA (15/09)
1º Bonecos em Curitiba
Local: Biblioteca Pública
Horário: 15h

1º Festival da Carne de Onça começou ontem...

   Apresentação da Carne de Onça do Bar do Dante
   Foto: Gean Cavalheiro/No Sofá

Um petisco que é a cara de Curitiba. Assim é a Carne de Onça, iguaria feita a base de carne crua e originalmente servida acompanhada de broa preta. Na capital paranaense são mais de 100 estabelecimentos que possuem a Carne de Onça em seus cardápios.

Com lançamento ontem (09), 34 locais apresentarão suas receitas ao público ao custo único de R$9,90 a porção individual. É o 1º Festival da Carne de Onça, que seguirá até dia 23 de setembro e é uma realização do site Curitiba Honesta.

Cada estabelecimento tem uma forma de apresentar o petisco. Desde o tipo de carne usada, passando pelos temperos e condimentos, até chegar na apresentação o prato, a Carne de Onça será encontrada em diversas e saborosas versões que prometem surpreender o público. Uma boa dica é montar um roteiro, apreciar as receitas de vários locais e, após o final do festival, escolher sua favorita para repetir a visita em outras datas.


A história da Carne de Onça:

Na capital paranaense, há duas versões para o surgimento do termo “Carne de Onça”. Há quem diga que o nome do petisco se deu devido ao “bafo de onça”, expressão usada para o hálito pesado de quem provava a mistura de carne crua, cebola e condimentos. Outra história muito contada vem do antigo futebol curitibano. Após os jogos, a iguaria era servida aos jogadores e muitos diziam que “nem onça comeria aquela carne crua”.

Lendas urbanas a parte, o prato surgiu como uma herança dos imigrantes europeus. Na Alemanha a carne crua aparecia em uma receita chamada Hackpetter. Em outros países da Europa, a carne crua era o principal ingrediente do Steak Tartar cujo preparo envolvia o corte na ponta da faca, tornando a textura da carne mais aveludada. Em Curitiba, no Clube Concórdia, até hoje os descendentes alemães festejam a receita de Hackpetter original, com broa preta, kren e mostarda escura. A receita foi introduzida pela família de Hélio Garmatter, que usava uma manta do boi com bastante gordura. A carne era cortada com uma faca especial chamada scharpfleisch, para resguardar a suculência e o sabor.


Participantes:

O 1º Festival da Carne de Onça terá participantes espalhados por diversos bairros. Conheça a lista completa: A Varanda Beer House (Ahú), Anita Bar (Barreirinha), Armazém Santana (Uberaba), Bar do Dante (Juvevê), Bar do Pachá (Bom Retiro), Barbaran (Centro), Bar Baroneza (Juvevê), Barbarium Beer Pub (Água Verde), Barolho (Centro Cívico), Basset (Centro Cívico), Bek’s Bar (Água Verde), Bom Scoth (São Francisco e Água Verde), Canabenta (Alto da XV), Cartolas Sport Bar (Centro), Casa Velha (Abranches), Celeiro Hamburgueria (São Braz), Colarinho (Água Verde), Dali da Esquina (Centro), Estofaria (Alto da XV), Mercearia Fantinato (Bom Retiro), John Bull (São Lourenço), Kombinado Espetinhos (Juvevê), Maia Box Mercado Municipal (Centro), Menina Zen (Alto da XV), Mercearia Schnaps (Vista Alegre), Obrzut (Orleans), Petiscaria Germânia (Boa Vista), Picanha Brava (Água Verde), Porco Nobre (Água Verde), Quermesse (Bom Retiro), Silzeu’s (Santa Felicidade), Simples Assim (Batel), Taberna do Almirante (Alto da XV).

O 1º Festival da Carne de Onça acontece de 09 a 23 de setembro, com realização do site Curitiba Honesta e patrocínio da La Violetera. Informações sobre o horário de funcionamento e endereço dos locais participantes podem ser obtidas no site: www.curitibahonesta.com.

Fonte: IFR Comunicação


Shopping Muller: O shopping mais fashion de Curitiba se une à revista Vogue e traz, com exclusividade, o maior evento de moda do mundo para a capital paranaense....

SHOPPING MUELLER REALIZA A 2ª EDIÇÃO DO VOGUE FASHION’S NIGHT OUT 


    A cantora Paula Toller se apresenta amanhã, às 21 horas, para convidados vips da 2° edição do Vogue Fashion's Night Out, no Shopping Muller
Foto: No Sofá/Divulgação

 Amanhã, o Shopping Mueller estará em festa. A partir das 10h, terá início a segunda edição do Vogue Fashion’s Night Out (FNO), em Curitiba. Durante todo o dia, o público contará com uma programação especial que contempla moda, música, entretenimento, consumo e cultura. Considerado a maior celebração de moda do mundo, o FNO acontecerá este ano em 19 países que a Vogue atua, somando um total de 30 capitais, em quatro continentes e mobilizando milhões de pessoas em torno da moda. A proposta é proporcionar ao consumidor uma experiência de compras especial e estimulante.

A festa acontecerá até às 24h, com animação durante o dia, dos DJ’s do selo Radiola Records, nos pisos Cândido de Abreu e Mateus Leme, e, ainda, lounges da Confeitaria Lancaster com bebidas e comidinhas. Uma exposição de fotos, com As Capas Emblemáticas da Vogue Brasil, poderá ser visitada pelo público, no Piso Mateus Leme. A exposição será aberta no dia 9 e ficará em cartaz até o dia 14 de setembro. E, como não poderia faltar, as lojas também planejaram ações especiais para receber os seus convidados no dia evento – gifts, coquetéis, pocket shows e promoções exclusivas são algumas das ações idealizadas pelos lojistas.  Para recepcionar o público em grande estilo, o Shopping Mueller contará com uma decoração assinada pelo renomado produtor de eventos Marcos Soares.

Um grande palco, no Piso Cinemas, irá concentrar as principais atrações do Vogue Fashion’s Night Out 2014 – todas abertas ao público. A programação iniciará às 11h, com palestra do diretor de moda da revista Vogue Brasil, Giovanni Frasson, na Cinemark. No encontro, ele abordará o tema As Capas Emblemáticas da Vogue Brasil, apresentando as curiosidades sobre o processo de produção das capas com ícones da moda, como Gisele Bündchen e a cantora Rihanna. Para participar, os interessados devem fazer a inscrição, até o dia 9, por meio do e-mail margit@shoppingmueller.com.br.  As vagas são limitadas.

Às 15h, o ator global Guilherme Leicam participará de uma sessão de fotos com fãs, no Piso Cândido de Abreu. O galã recém protagonizou um de seus principais papéis, na novela Em Família. E às 16h, será a vez da dupla Paola de Orleans e Bragança e Tinko Czetwertynski tomarem os corredores do mall. A it girl e o fotógrafo farão uma blitz de moda pelo Shopping Mueller. Fashionistas serão escolhidos e clicados pela dupla, que postará as fotos nas mídias sociais do shopping, formando um banco de imagens com o melhor do street style. Na sequência, às 17h, a diretora de redação da revista Vogue Brasil, Daniela Falcão, se juntará aos dois grandes estilistas brasileiros, Alexandre Herchcovitch e Amir Slama, para um bate-papo sobre A Moda e o Processo Criativo. Conteúdo e boas dicas é o que não faltará nesse encontro.
                                                                       
Nesta edição do Vogue Fashion’s Night Out, o Shopping Mueller também receberá a visita da top blogueira teen Bruna Vieira, do blog Depois dos Quinze. Das 18h às 21h, ela irá circular pelos corredores do mall, registrando tudo e interagindo com os visitantes. Com seu olhar apurado, irá postar nas suas redes sociais as ações que mais lhe chamarem a atenção. Com mais de 410 mil seguidores na rede social Instagram, Bruna, de 20 anos, detém o título de jovem brasileira com maior influência em  moda,  comportamento  e  internet, sobre garotas de sua geração - eleita pela Revista Capricho.

À noite, a festa continuará com um coquetel para lojistas e convidados, às 20h. E, a partir das 21h, o FNO será encerrado em grande estilo com um show da cantora Paula Toller, que interpretará canções inéditas e sucessos de sua carreira para o público.

            Além dos eventos, os consumidores poderão conhecer e adquirir, nas lojas do Shopping Mueller, os produtos eleitos pela equipe da Vogue que indicam as tendências da nova estação. As peças escolhidas estarão identificadas com a tag “Vogue Indica”, ilustrada com a mascote do evento, a corujinha Owlie. A ação deverá proporcionar uma experiência de compras singular, com o privilégio de ter as indicações da Vogue sobre o que não poderá faltar no guarda-roupa. As lojas participantes estarão identificadas, nas vitrines, com adesivos da Owlie.

Melon Melon cria coleção para o Vogue Fashion’s Night Out 

             O público também poderá vestir, literalmente, a camisa da festa! Em parceria com a marca curitibana Melon Melon Tees, foi desenvolvida uma coleção cápsula de camisetas inspiradas no FNO, que será o uniforme oficial do evento em Curitiba. Cada camiseta terá um custo de R$ 79 e, parte do valor arrecadado com as vendas será revertida à Escola Nilza Tartuce. As peças poderão ser adquiridas em uma loja pop up, localizada no Piso Mateus Leme, do dia 9 a 11 de setembro. Serão disponibilizadas 300 peças, sendo seis estampas exclusivas. A iniciativa irá somar como mais uma ação do conceito #emodaefazbem, lançada pelo Shopping Mueller este ano, em prol de causas sociais.

Um pouco mais sobre o Vogue Fashion’s Night Out 

O evento foi criado em 2009, nos Estados Unidos, pela diretora artística da Vogue mundial, Anna Wintour. Em sua quinta edição no Brasil, além de Curitiba – que está recebendo o evento pela segunda vez –, o Vogue Fashion’s Night Out acontecerá também no Rio de Janeiro, São Paulo, Vitória e Goiânia.
  
O FNO reforça a posição do Brasil como um pólo de moda e promove interatividade entre os clientes e as marcas do shopping, além de aumentar o faturamento. Todo o conteúdo e a programação completa podem ser conferidos no hotsite do evento www.fnobrasil.com.br.

Programação Vogue Fashion’s Night Out 2014:

10h – Abertura do Shopping Mueller e início do Vogue Fashion’s Night Out

ALL DAY

– DJ’s do selo Radiola Records, nos pisos Cândido de Abreu e Mateus Leme
– Editorial de Moda do Viver Bem, do jornal Gazeta do Povo, no Piso Subsolo
– Exposição “As Capas Emblemáticas da Vogue Brasil”, no Piso Mateus Leme

11h – Workshop As Capas Emblemáticas da Vogue Brasil, com o diretor de moda da revista Vogue Brasil, Giovanni Frasson, na Cinemark

15h – Sessão de fotos com o ator global Guilherme Leicam, no Piso Cândido de Abreu

16h – Blitz de moda com Paola de Orleans e Bragança e Tinko Czetwertynski, nos corredores do Shopping Mueller

17h – Bate-papo com a diretora de redação da revista Vogue Brasil, Daniela Falcão, e os estilistas Alexandre Herchcovitch e Amir Slama, no Piso Cinemas

18h às 21h – Visita de Bruna Vieira ao mall, do blog Depois dos Quinze

20h – Coquetel para lojistas e convidados

21h – Show com Paula Toller

24h – Encerramento do Vogue Fashion’s Night Out 2014

Serviço No Sofá:

Vogue Fashion’s Night Out
Local: Shopping Mueller | Avenida Cândido de Abreu, 127 - Centro Cívico
Data: 11 de setembro
Horário: 10h às 24h

Data da exposição “As capas Emblemáticas da Vogue”: 9 a 14 de setembro
Instagram: @muellercwb 

Coluna By João Nunes - 10 de Setembro de 2014

João Nunes por aí....

**** A coluna reserva o dia de hoje para cumprimentar a senhora Isis Borghetti, matriarca da família Borghetti, que reúne hoje, em sua residência, filhos, noras, genros, netos e bisnetos em torno do festejo de seu aniversário. A coluna agradece o gentil convite.

****A coluna recebe convite para prestigiar hoje, à partir das 20h, a festa de entrega do Prêmio Bom Gourmet, no Park Cultural anexo ao ParkShopping Barigui. Amanhã cedinho circulará na edição imprensa da Gazeta do Povo, a Revista Bom Gourmet com todas as novidades. Estou curioso para descobrir mais lugares descolados para frequentar na cidade. Vamos esperar!

****Família das mais respeitadas no meio social e empresarial- Soifer- mandando convite especial para este jornalista prestigiar as novidades de um ano da inauguração do mais sofisticado espaço de compras e lazer da capital curitibana. Todos os clientes que passarem hoje pelo Pátio Batel, ganharão balões, brownies e espumantes. Inaugurado no dia 9 de setembro de 2013, o shopping abriu as portas no dia seguinte, trazendo para a capital paranaense, oportunidades de trabalho, luxo e sofisticação, com a abertura de marcas famosas em todo o mundo. Nomes como a top model Fernanda Mota, o maquiador das estrelas Fernando Torquatto, Manu Gavassi, a modelo catarinense Mariana Weickert, Carol Celico e o global Chay Suede entre outros passarão pelo Pátio Batel durante o evento. Agradeço o convite. Acesse www.patiobatel.com.br e acompanhe toda a programação.

**** Começou ontem na cidade e prossegue até o dia 23 de setembro, o 1º Festival da Carne de Onça, numa promoção do site Curitiba Honesta. Hummmm, que delícia!!! Um petisco que é a cara de Curitiba. Aqui na coluna de João Nunes, divulgamos a lista completa dos bares participantes e também no site No SOfá, você pode ler a matéria completa e a história da carne de onça.  Os participantes estão espalhados por diversos bairros. 

Conheça a lista completa: 
A Varanda Beer House (Ahú), Anita Bar (Barreirinha), Armazém Santana (Uberaba), Bar do Dante (Juvevê), Bar do Pachá (Bom Retiro), Barbaran (Centro), Bar Baroneza (Juvevê), Barbarium Beer Pub (Água Verde), Barolho (Centro Cívico), Basset (Centro Cívico), Bek’s Bar (Água Verde), Bom Scoth (São Francisco e Água Verde), Canabenta (Alto da XV), Cartolas Sport Bar (Centro), Casa Velha (Abranches), Celeiro Hamburgueria (São Braz), Colarinho (Água Verde), Dali da Esquina (Centro), Estofaria (Alto da XV), Mercearia Fantinato (Bom Retiro), John Bull (São Lourenço), Kombinado Espetinhos (Juvevê), Maia Box Mercado Municipal (Centro), Menina Zen (Alto da XV), Mercearia Schnaps (Vista Alegre), Obrzut (Orleans), Petiscaria Germânia (Boa Vista), Picanha Brava (Água Verde), Porco Nobre (Água Verde), Quermesse (Bom Retiro), Silzeu’s (Santa Felicidade), Simples Assim (Batel), Taberna do Almirante (Alto da XV).



Lavasecco Lavanderia Premium apresenta: Coluna By João Nunes/ Tarde de Luxo movimenta a Compagnia Internazionale....

    As sócias da Compagnia Internazionale Tatiana, Ana Lúcia e Larissa Hyczy, em perfeita recepção, na tarde em que movimentou a Rua Deputado Baby, no Batel
Foto: Gerson Lima


A sofisticada maison Compagnia Internazionale Moda & Casa promoveu na última quarta-feira, 3 de setembro, badalado coquetel e desfile de lançamento de suas coleções de prêt-à-porter e de seu ateliê de alta costura, Di Trê. 

As criações de festa e de vestidos de noivas assinadas por Tatiana Hyczy encantaram os presentes, que foram recepcionados pelas também sócias do espaço Larissa e Ana Lúcia Hyczy.

Na ocasião também foram apresentadas as novidades em decoração e presentes da Compagnia Internazionale Casa, comandada pelo empresário João Luís Hyczy (filho de Ana Lúcia, irmão de Tatiana e Larissa). Por lá passaram muitos convidados e clientes da maison vindo de todas as partes. A tarde esteve perfeita com o bom gosto de sempre da família Hyczy.

                   Ana Hyczy comanda seu clã sempre com muita primazia e elegância

               A elegância da socielite Dirce Keppen nas prateleiras sofisticadas da Compagnia Internazionale na tarde de quarta-feira 
      
    Fotos:No Sofá/Divulgação

                     A ex-bbb Marcela, linda e educada como sempre, em foto especialmente para a coluna de João Nunes
Foto: No Sofá/Divulgação

                     João Nunes e a modelo Marcela, em tarde de elegantes na Compagnia Internazionale
                   Foto: No Sofá/Divulgação              

    Ana Hyczy, João Nunes e Marcela

                                A modelo Cristiane Brambilla

                                  As modelos Jéssica Novicki e Bárbara Schneider na foto de Gerson Lima 



     Larissa Hyczy e Angélica Fenley Belich clicadas por Kelly Knevels

   Novidades da nova estação estampam de bom gosto a Compagnia Internazionale