quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Médicos registram chapa para eleição na Unimed Curitiba

    Foto: Francisco Martins para No Sofá/Divulgação

A Unimed Curitiba recebeu nesta segunda-feira (13) o registro da primeira chapa para a disputada da eleição que vai escolher sua nova diretoria, em março deste ano. A chapa União Médica, encabeçada pelo Dr.. Alexandre Bley, ex-presidente do CRM-PR (Conselho Regional de Medicina do Paraná), reúne todos os movimentos de oposição à atual administração, o que representa um marco na história da Cooperativa. Bley tem como candidato à vice o Dr. Rached Hajar Traya, presidente da Sociedade Árabe de Beneficência do Paraná e da Coopamed. O prazo para inscrições de chapa encerra-se no dia 31 de janeiro, mas a maioria dos cooperados acredita em chapa única para a disputa.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

By João Nunes- Verão/2014

"A vida é o filme que você vê através dos seus próprios olhos. 
Faz pouca diferença o que está acontecendo. É como você percebe que conta"
Feliz, Feliz 2014!

*** Felicidade maior não poderia de ser a minha, que acabo de receber a notícia de que em 2014 minha coluna foi escolhida para receber um prêmio em São Paulo, por todo o conteúdo da obra do meu trabalho como jornalista e como colunista social escrevendo em jornais desde os meus 17 anos. Estaremos em São Paulo dia 25 de Janeiro, dia do aniversário da minha querida cidade do coração, com uma agenda concorridíssima na área social e cultural, como peças de teatro e exposições do momento.

*** Além desta data, outra importante em janeiro, é dia 22, comemoração orgulhosamente dos meus 45 anos de vida bem vivida, que terá como cenário também a cidade de São Paulo, reunindo amigos e convidados de todo o Brasil.  Na data, estaremos lançando a coluna No Sofá com João Nunes - São Paulo www.nosofacomjoaonunes.blogspot.com O evento contará com show do cantor Ricky Vallen e a presença de gente conhecida da classe artística do país. 

    Ricky Vallen cantará no aniversário deste colunista dia 22 de janeiro em São Paulo
    Foto: Divulgação

**** Pratos que trazem sorte...

***A coluna tentou falar com responsáveis de alguns restaurantes de Curitiba, mas ninguém soube ou quis comentar a matéria. Agradecemos da mesma forma.

A coluna conversou com alguns dos responsáveis pelos Restaurantes de evidência da capital gaúcha, Porto Alegre, a respeito dos pratos que trazem sorte e foram os mais solicitados na virada do ano. Todos muito gentis com o trabalho de No Sofá, relatamos a baixo:

**** Philippe Remondeau destaca que os franceses, principalmente, brindam essencialmente com o champagne, o símbolo da alegria, felicidade e requinte. O acompanhamento foi o caviar, e não existe tradição de culinária especial para a data. O Restaurante serviu muita champanhe.

**** Elson Furini Junior, do Restaurante Barranco, comentou os pratos preferidos para a entrada do ano e indicou que o campeão foi o lombo com queijo, uma das especialidades da casa.


**** Valmir Borba, responsável pelo preparo dos deliciosos petiscos do Saikô, que estudou a culinária no Japãp, destaca: Toshikoshi Soba, ou "macarrão da passagem de ano", é um prato obrigatório no Omisoka, véspera do Ano Novo no Japão. Comer o macarrão de trigo sarraceno antes da meia-noite do dia 31 de dezembro é receita para trazer longevidade e prosperidade para os próximos 12 meses.

A coluna No Sofá...cada vez mais próxima de você:

**** O ator Mateus Solano entra em 2014 consagrado pela talentosa interpretação de Felix, cujos fricotes encarna na perfeição. Já estão anunciadas as máscaras com seu rosto e mais as duas flores atrás da orelha, que assinalou de forma especial seu papel na opera soap "Amor a Vida". É garantido que serão campeâs no carnaval carioca. Mateus, que deve estar seguro nas calças, botou no twitter uma mensagem para o ano novo abraçando sua esposa. Não quer deixar dúvidas.

**** As mensagens de final de ano evidenciam criatividade. Entre elas, o destaque do designer de joias Antonio Bernardo, que mais uma vez confirmou seu bom gosto e atitude com jornalistas. Num saco de papel prateado repleto de pequenas esferas de isopor acompanhadas por um cartão, igualmente prata, com os dizeres: 2014- vai rolar.

**** A equipe da griffe de relógios IWC- International Wacht Company, sediada no poderoso Shopping JK Iguatemi, de São Paulo, acrescentou ao grande e sóbrio cartão com os votos de final de ano, um pendente de forma de uma réplica de antigo avião dentro de um círculo. Em ambos os casos, detalhes graciosos e elegantes que comprovam sensibilidade. E assim No Sofá foi bastante presenteada com detalhes de requintes e bom gosto.

**** Preferido pelo pessoal que badala Punta del Este, o restaurante La Huella acaba de ganhar um livro bem bacana. Isso mesmo. A casa localizada nas areias de José Ignácio teve suas receitas, frequentadores e paisagens imortalizadas no papel. São 100 receitas e duzentas fotografias. A saber, o La Huella está entre os 20 melhores restaurantes da América Latina e é o melhor do Uruguai segundo a lista realizada pela Italiana San Pellegrino. O livro já está na minha mesa de leituras.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Formada a ABRASCOME- Associação Brasileira de Mídia Eletrônica e Colunistas Sociais

 **** A Coluna No Sofá com João Nunes quer parabenizar o encontro que ocorreu no final de semana em Laguna- Santa Catarina, anfitrionado pelo colunista e jornalista Arlan Alves, que além de premiar algumas personalidades com o "Troféu Personalidades de Santa Catarina-2013", formou ali, a Associação Brasileira de Colunistas Sociais e Mídia Eletrônica- ABRASCOME, com a presença de decanos do colunismo como Vera Tabach, Ovadia Saadia, Sônia Tetto, Neide Bini, Erica Santana Ferreira, Pedro Skiba, Moacir Benvenutti, além de representantes de diversos setores da área social, política e empresarial do Brasil, destacando a atuante Lucy Santos, sempre uma presença com grande diferencial nessas ocasiões. Nomes de São Paulo como Vera Tabach e Ovadia Saadia, que detém a mais agitada agenda como assessor de imprensa da capital paulista, foram destaque no evento do Laguna Tourist Hotel, lugar este, que puxa na minha memória, como palco de grandes noites do colunismo social brasileiro em Santa Catarina. Agradeço o carinhoso convite, a coluna está a disposição da nova Associação e ao Arlan Alves- Presidente da entidade, votos de muito sucesso, muitos eventos e continuamos lembrando que é sempre possível sim, transformarmos nossos sonhos em realidade, e o melhor- fazer a diferença. Parabéns!!      
    Fotos: Divulgação/No Sofá
     Lucy Santos e Erica Santana Ferreira emolduram a foto em que destacam alguns membros da formada Associação Brasileira de Colunistas Sociais e Mídia Eletrônica, entre eles Vera Tabach, Ovadia Saadia e Neide Bini  

EXPOSIÇÃO REVELA O BRASIL POR MEIO DO FUTEBOL



A exposição BRASIL um país um mundo estará presente em todas as cidades-sede da Copa do Mundo

João Nunes/Jornalista/No Sofá
DRT-7277-PR

O futebol é a paixão do torcedor brasileiro como um fenômeno multifacetado, que incide diretamente na formação da brasilidade. Esta é a premissa da exposição “BRASIL um país um mundo”, que abriu para o público na quarta-feira, dia 8 e ficará até 3 de fevereiro, das 10h às 19h, com entrada franca.

A exposição traz um grandioso e exclusivo acervo de peças históricas do nosso futebol, entre objetos, fotos, vídeos, instalações interativas que também mostram como o futebol permeia as mais diversas áreas de conhecimento. O acervo é composto de relíquias que levam o visitante numa viagem pelo tempo até os anos 30, reunindo camisas usadas em jogos de Copas, campeonatos oficiais e jogos amistosos, troféus, medalhas, bolas e chuteiras. Brasília foi a primeira capital a receber a exposição, que integra a Programação Oficial do Governo Federal da Copa do Mundo FIFA 2014, e que rodará, até julho, pelas demais cidades-sede da Copa.

O futebol e a identidade brasileira:
"Peças raras e exclusivas vão ilustrar não só a evolução do futebol em termos de moda e equipamentos, mas também o desenvolvimento do esporte do ponto de vista antropológico, social, na publicidade e entretenimento," diz o jornalista Ricardo Corrêa, curador da exposição. Ana Gonçalves, diretora da Footwise, idealizadora do Brasil um país um mundo, diz que a exposição foi pensada de maneira a forma de contar a história do Brasil por meio do futebol: "O projeto contempla o universo do futebol da maneira mais ampla possível, delineando a verdadeira dimensão que o esporte tem para o país".

Patrocinada pela CAIXA ECONÔMICA FEDERAL, Banco do Brasil e Petrobras, co-patrocinada pelos Correios, BNDES e Banco do Nordeste e apoiada por Rede Anhanguera, Revista Placar e Getty Images, BRASIL um país um mundo será dividida em eixos temáticos. No segmento Paixão, Diversidade & Sagrado, vídeos, objetos e fotos mostram as mandingas, as promessas e outras práticas do sincretismo religioso brasileiro que são invocadas pelo torcedor — o visitante poderá gravar um depoimento de 30 segundos para registrar no site do projeto seu amor pelo esporte.

Na seção Tecnologia, fotos e painéis multimídia com infográficos ilustram a evolução do futebol em termos de estrutura (estádios, os placares), aparelhagem (os materiais e a expertise empregada nas chuteiras e bolas) e de cobertura midiática. O papel reconciliador desempenhado pelo futebol em diversos episódios da história é tema do segmento História, que documenta as emocionantes excursões do Santos de Pelé e da Canarinho durante a Guerra de Biafra, na Nigéria, e a Guerra do Haiti. Em Moda, o recorte e o estilo dos uniformes de futebol nas várias décadas desde o século XIX são analisados.

Monte sua seleção:

Os visitantes vão participar de um quiz que colocará à prova seus conhecimentos futebolísticos: montar a seleção brasileira de todos os tempos. Para isso, o público poderá escalar, dentre todos os jogadores que já disputaram uma Copa pela seleção, seus 11 atletas preferidos. Neste ambiente,totalmente dedicado à interatividade, fãs de futebol de todas as idades também se divertirão com jogos da infância de diferentes gerações de apaixonados por futebol — desde futebol de botão até a tecnologia Kinect que equipa os mais modernos videogames.

Valorização do futebol brasileiro:

O conteúdo das exposições alimentará o canal educativo do site www.brasilumpaisummundo.com.br, que disponibilizará material para professores de instituições públicas, com intuito de orientá-los como agentes multiplicadores, replicando um legado de conhecimento – e reconhecimento – da cultura do futebol aos jovens estudantes brasileiros.  

Outro objetivo do projeto, que tem parceria com entidades como a Associação dos Campeões Mundiais do Brasil — ACMB e a Fundação Cafu, é valorizar a memória dos campeões mundiais do país. Por isso, semanalmente em cada exposição, um campeão mundial estará no local e lembrará junto com o público das glórias da seleção.

A arte, a cultura e as belezas turísticas das 12 cidades-sede terão um espaço exclusivo em cada cidade que receberá a exposição, que também terá uma loja de artesanato com produtos e objetos de artistas locais. A renda gerada será revertida para a Associação dos Campeões Mundiais e Fundação Cafu.

No Sofá divulga abaixo as próximas temporadas da exposição:

Curitiba: 07/01 a 03/02
Salvador: 10/01 a 06/02
Recife: 06/02 a 06/03
Porto Alegre: 23/02 a 22/03
Natal: 26/02 a 25/03
Fortaleza: 31/03 a 28/04
Belo Horizonte: 13/04 a 10/05
Cuiabá: 14/04 a 07/05
Manaus: 05/06 a 30/06
São Paulo: 09/06 a 15/07
Rio de Janeiro: 11/06 a 14/07