sexta-feira, 15 de março de 2013

No Sofá...direto do Festival de Curitiba




Faltam 11 dias para o Festival de Curitiba!

Bate-papo e workshop com Grace Gianoukas, da Terça Insana

Marque na agenda: dia 28 de março a atriz Grace Gianoukas, da Terça Insana, participa de um bate-papo no Sesc Paço da Liberdade.  A comediante fala sobre ´O Caminho do Bem: a comédia filosófica da Terça Insana´, a partir das 14 horas. O evento é gratuito.
Na palestra, o público conhecerá melhor a trajetória do projeto Terça Insana.  Grace falará sobre o nascimento, o desenvolvimento e a profissionalização do projeto explicando ideologia, método, diretrizes, processos de criação e produção de cenas e textos.
Já no dia 29, também às 14h, Grace coordena o workshop ´Palco pra quê?´. Por meio da experiência prática da interpretação e criação de textos e personagens, o workshop tem como objetivo ampliar o olhar sobre as performances do cotidiano, descobrir as possibilidades de significação do espaço cênico a partir da manifestação artística e refletir sobre o papel do ator na criação da obra. Os ingressos custam R$20 e R$10.


    Foto: Divulgação/No Sofá

Sessão extra do Risorama

O Risorama terá uma sessão extra no dia 28 de março às 22h30. O elenco de humoristas é o mesmo que se apresenta na primeira sessão do mesmo dia: Fábio Rabin, Gigante Léo, Gustavo Mendes, Melhores do Mundo, Paulinho Serra, Tatá Mendes, além dos anfitriões Nany People e Diogo Portugal.
Sessões extra, mudanças de horário e outras alterações na programação podem ser conferidas neste link:


Espiritualidade encenada
 

Os ensinamentos do espiritismo e a visão do mundo pela lente da religião são abordados em seis espetáculos no Fringe nesta edição do Festival de Curitiba. Já conhecida por seus recorrentes espetáculos de temática espírita, a curitibana Cia Rodrigo D´Oliveira, em cartaz com ´Missionários da Luz´, ´Nosso Lar´ e ´Os Mensageiros´ – baseadas em obras de Chico Xavier - e ´O Farol´ - texto próprio sobre os grandes pacifistas da humanidade -, divide o gênero com duas outras montagens.
De Santa Catarina, o espetáculo ´Ainda Estou Aqui...´ recria no palco o processo evolutivo da alma humana, enquanto ´Oração´, peça maranhense, questiona o limiar entre deveres e obrigações do homem enquanto vivo.

´Missionários da Luz´ – Cia. Rodrigo D´Oliveira

´Nosso Lar´ – Cia. Rodrigo D´Oliveira

´Eu Ainda Estou Aqui...´ – Cia. Mafiarte

´Oração´ – Cia. Etra Eventos

´Os Mensageiros´ - Cia Rodrigo D´Oliveira

´O Farol´

NO SOFÁ...COM JOÃO NUNES NO FESTIVAL DE TEATRO DE CURITIBA

Foto Registro: Viaro e Alunos


   A ex-secretária de Cultura do Paraná Vera Mussi e o artista plástico Jair Mendes na abertura da exposição Viaro e Alunos, que pode ser visitada até o dia 5 de abril no Museu Guido Viaro. Uma boa pedida
Foto: Max Olsen/ Exclusivo para No Sofá

Espetáculos da Mostra 2013 premiados no RJ

    Foto: Sandra Salgado/ No Sofá
    Cena da peça "Esta Criança" 



O 2º Prêmio Questão de Crítica, que foi entregue no ùltimo dia 11 , no Rio de Janeiro, premiou duas companhias que têm espetáculos na Mostra 2013 do Festival de Curitiba – a curitibana Cia. Brasileira de Teatro e a paulista Cia. Hiato

A Companhia Brasileira de Teatro foi um dos destaques da premiação. O grupo recebeu dois prêmios importantes: melhor diretor, para Márcio Abreu, e melhor ator, para Ranieri Gonzalez, pelo espetáculo ´Isso te interessa?´. A peça, que esteve no Fringe de 2012, sendo eleita pelos críticos como o melhor espetáculo do Festival de Curitiba do ano passado, já havia rendido à companhia os prêmios Bravo! e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor espetáculo.
Além de ´Isso te interessa?´, a Cia. Brasileira também concorria com ´Esta Criança´, novo espetáculo do grupo em parceria com a atriz Renata Sorrah, em cinco categorias. A peça, que já tem ingressos esgotados para a Mostra 2013 do Festival de Curitiba, será apresentada dias 31 de março e 1 de abril no Guairinha.
Ranieri Gonzalez dividiu prêmio de melhor ator com Thiago Amaral, de ´Ficção´, novo trabalho de Leonardo Moreira com Cia. Hiato, de São Paulo. O espetáculo também está na Mostra 2013 do Festival de Curitiba, com apresentações 6 e 7 de abril no Teatro Paiol.

PREMIADOS EM SÃO PAULO:

Além desses, ´Recusa´, em cartaz dias 1 e 2 de abril no Centro de Eventos da Fiep, recebeu anteriormente prêmios APCA de melhor ator para Antônio Salvador e Eduardo Okamoto, e prêmios CTP como melhor trabalho em sala convencional e melhor projeto sonoro para Marlui Miranda.


Espetáculos do Festival de Curitiba indicados para premiações nacionais:

Confira, abaixo, as peças da Mostra 2013 que estão indicadas a outros prêmios do teatro nacional.

´A Marca da Água´
Prêmio Shell RJ, 3 indicações : Autor (Maurício Arruda Mendonça e Paulo de Moraes), Atriz ( Patrícia Selonk), Cenário (Paulo de Moraes)
Prêmio APTR, 2 indicações : Autor, Iluminação (Maneco Quinderé  -indicado também por ´À Primeira Vista´e ´O Outro Van Gogh´)

´Em nome do jogo´
Prêmio APTR, 1 indicação : Ator (Marcos Caruso)

´Esta Criança´
Prêmio Shell RJ, 5 indicações: Direção (Márcio Abreu), Atriz (Renata Sorrah), Cenário (Fernando Marés), Iluminação (Nadja Naira), Música (Felipe Storino)
Prêmio APTR, 5 indicações: Direção, Atriz, Cenário, Iluminação, Espetáculo

´Facas nas galinhas´
Prêmio Shell SP, 3 indicações: Direção (Francisco Medeiros), Música (Dr. Morris), Cenário (Marco Lima)

´Gonzagão – A Lenda´
Prêmio Shell RJ, 2 indicações: Figurino (Kika Lopes), Música (Alexandre Elias)

´Maria Miss´
Prêmio Shell SP, 2 indicações: Autor (Evill Rebouças), Atriz (Tania Casttello)

´O Homem Travesseiro´
Prêmio Shell RJ, 2 indicações: Ator (Bruce Gomlevsky), Iluminação (Luiz Paulo Nenen)
Prêmio APTR, 6 indicações: Direção, Iluminação, Ator (Bruce Gomlevsky), Ator coadjuvante (Ricardo Blat e Tonico Pereira), Espetáculo

´Os bem intencionados´
Prêmio Shell SP, 2 indicações: Iluminação (Nadja Naira), Categoria Especial (pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa da Cia. Lume)
´Recusa´
Prêmio Shell SP, 5 indicações: Direção (Maria Thaís), Ator (Antonio Salvador e Eduardo Okamoto), Cenário (Márcio Medina), Música (Marlui Miranda)

*Com exceção de ´Esta Criança´, todos estes espetáculos ainda têm ingressos à venda.

No Sofá...no Festival de Curitiba





Cia. Brasileira e Cia. Hiato são premiadas no Rio de Janeiro

Duas companhias que estão na Mostra 2013 do Festival de Curitiba foram premiadas no último dia  11/03, no Rio de Janeiro, no 2º prêmio Questão de Crítica.
A Companhia Brasileira de Teatro, de Curitiba, recebeu dois prêmios importantes, o de melhor diretor para Marcio Abreu e o de melhor ator para Ranieri Gonzalez pelo espetáculo ´Isso te interessa?´. Gonzalez dividiu o prêmio de melhor ator com Thiago Amaral, da Cia Hiato, de São Paulo, pelo espetáculo ´Ficção`.
´Isso te interessa´ estreou em Curitiba no final de 2011 e teve uma longa carreira nacional. A peça, que esteve no Fringe de 2012, foi eleita pelos críticos como o melhor espetáculo do Festival de Curitiba do ano passado e já havia rendido à companhia os prêmios Bravo! e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor espetáculo.
A Cia. Brasileira também concorria ao 2º Prêmio Questão de Crítica em cinco categorias com ´Esta Criança´, novo espetáculo do grupo, em parceria com a atriz Renata Sorrah, que será apresentado no Festival de Curitiba dias 31 de março e 1 de abril no Guairinha. Os ingressos para este espetáculo já estão esgotados.
´Ficção´, da Cia. Hiato, será apresentado nos dias 6 e 7 de abril, no Teatro Paiol, e ainda há ingressos a venda.


Da rua para o teatro

Entre as atrações do Fringe, ´Hotel Fuck: Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar´ promete atrair a atenção dos curiosos. A peça começa na rua, quando a plateia é surpreendida pelo elenco descendo de um ônibus e se vê no meio da “confusão” de um set de filmagem. Quase sem se dar conta, as pessoas passam a fazer parte da história, que traz referências à cultura pop, histórias em quadrinhos,  literatura pulp e filmes noir.
Em cena, as histórias de hóspedes estranhos, como um psicopata que decide parar de matar, uma prostituta frustrada com sua imortalidade e uma bonequinha sem mão em busca de vingança.
´Hotel Fuck: Num Dia Quente a Maionese Pode Te Matar´ tem apresentações nos dias 6 e 7 de abril no Espaço Cênico.



    Foto: Divulgação/No Sofá

Coletivo de Pequenos Conteúdos

Várias mostras reúnem produções com uma linha comum no Fringe. Uma delas é o Coletivo de Pequenos Conteúdos, que este ano chega à sua 5ª edição com dez montagens. Esta mostra de espetáculos de curta duração é também um espaço de encontro, experimentação e discussão para grupos curitibanos que desenvolvem pesquisa e criação teatral.
Participam do Coletivo de Pequenos Conteúdos as companhias: Núcleo Móvel de Investigação Cênica, Papa Joana, Selvática Ações Artísticas, Grupo Vereda, Mataveri Cultural, Minha Nossa Cia. De Teatro, O Estábulo de Luxo, Cia. Transitória, Red Foot e Fala Cia. De Teatro.


quinta-feira, 14 de março de 2013

Recco lança linha de cosméticos

Produtos foram testados por três anos no Brasil e na Itália, e chegam ao mercado como itens de sofisticação para o dia a dia
 


A Recco lançará no dia 21 de março, na loja do ParkShopping Barigui, em Curitiba, a linha Recco Cosméticos, com itens que incluem aromatizante de ambiente, hidratante bifásico, sabonete líquido, batom, gloss e caneta delineadora para olhos.
Os produtos estarão à venda em todas as lojas da marca e são destinados para mulheres a partir dos 25 anos. A linha de cosméticos foi pesquisada e testada por três anos no Brasil (São Paulo) e na Itália (Milão), pelo setor de Visual Merchandising da Recco.
De acordo com o diretor da empresa, Antonio Recco, a linha de cosméticos se soma aos produtos de qualidade da marca, que incluem itens sofisticados ou casuais, para diferentes idades. “A Recco não pretende se especializar em cosméticos, mas sim agregar elementos do estilo de vida Recco à vida dos consumidores”, disse.

Produtos

A linha desenvolvida fixou odores que lembram requinte e sofisticação, com notas de champagne airada e mica dourada.
Para perfumar o ambiente, a Recco Cosméticos criou um produto levemente cítrico, tornando o ambiente sofisticado, leve e inspirador. Considerado unissex, o aroma foi muito bem recebido por brasileiros e europeus, durante os testes feitos. Pode ser borrifado em ambientes e sobre a roupa. Não mancha e tem ótima absorção.

O hidratante bifásico tem base de creme e gel, com leve mica dourada e aroma de champagne. Além de hidratar também é refrescante. O creme deixa a pele com leve toque na cor bronze. Para usá-lo não é preciso misturar as duas partes. É recomendado para o corpo e tem ph ajustado.

O sabonete líquido tem também aroma de champagne airado por bolhas naturais e mica dourada. Tanta sofisticação deixará seu lavabo mais elegante e sensorial. Os ares do sabonete permitem toque de frescor após a lavagem das mãos. A mica não fica na pele, mas o aroma permanece por horas.

Já o batom e o gloss em barra foram produzidos pela Faber Castel, empresa que prioriza qualidade e segurança nos produtos. O batom, de toque seco, permanece por horas nos lábios. O gloss em barra tem textura menos oleosa e permite mais aderência e duração. 
A caneta delineadora para olhos da Recco Cosméticos é prático e de fácil aplicação. Não borra e não mancha, e pode ser usado por maquiadores profissionais.
 

Clube de degustação da Saint Germain Ecoville promove lançamento do novo vinho da Villa Francioni

Evento nesta quinta-feira irá apresentar pela primeira vez em Curitiba o mais novo rebento da linha Aparados, da premiada vinícula brasileira, harmonizado com pratos do chef Edson

Da Redação/ No Sofá


 A Saint Germain Ecoville volta a receber nesta quinta-feira, um evento exclusivo de harmonização com vinhos da vinícula Villa Francioni. A noite será conduzida pelo sommelier e consultor de vinhos Daniel Lory de Oliveira, que irá apresentar em primeira mão o primeiro branco da linha Aparados da vinícula catarinense. O novo rebendo Villa Francioni será degustado com um cardápio criado pelo chef residente da Saint Germain, Edson de Moraes.
 
O vinho Aparados Branco não passa por barricas de carvalho, de modo a garantir maior frescor, já que harmoniza sobretudo com saladas e peixes mais leves. A proposta da linha Aparados é lançar vinhos menos complexos, sem perder o padrão de qualidade que carrega o nome Villa Francioni. Ou seja, este mais um vinho de corte pouco comum, elaborado pelo enólogo Orgalindo Bettú, que se surpreendeu com o resultado. Segundo ele “o vinho tem ótimo complexo aromático e equilíbrio perfeito entre corpo e acidez”.
A decisão de não passar o vinho por barricas de carvalho é para preservar as características joviais referentes ao frescor, ao frutado e aos aromas cítricos e florais. O Aparados Branco tem todas as características para acompanhar a dieta atlântica brasileira de clima tropical. E apesar do conceito dos vinhos brancos brasileiros terem pouca longevidade, o enólogo Bettú acredita que o novo rótulo da Villa Francioni terá mais de quatro anos de evolução. O teor alcoólico é de 11,9%.
O outro vinho da linha Aparados comercializado pela vinícola é o tinto 2008, produzido com uvas Cabernet Sauvignon, o único varietal tinto da vinícola, que em outras oportunidades já foi um sucesso em degustações às cegas, e com seu novo design, rótulo e garrafa maior, a linha Aparados se consolida no mercado como um belo vinho para o dia a dia.
A vinícola Villa Francioni, que há mais de 8 anos elabora vinhos finos de altitude, chega com este novo rótulo ao 14.o, em 3 linhas de produtos: Aparados, Joaquim e VF.

Coluna By João Nunes- 25 ANOS DE COLUNISMO SOCIAL

"Elegância é tudo aquilo que é belo, seja no direito seja no avesso" Coco Chanel

Satisfaction...

**** A dica é para os fâs dos Rolling Stones. O The Rock and Roll Hall of Fame Museum de Cleveland, nos Estados Unidos, sediará uma exibição dedicada exclusivamente ao grupo inglês. Intitulada " Rolling Stones: 50 Years of Satisfaction", a mostra iniciará no dia 24 de maio. De acordo com o museu, o objetivo da coleção é mostrar a incríel contribuição da banda para a música, desde o início, tocando em pequenas casas de shows, até os àlbuns que definem eras. "Gimme Shelter", "Paint It Black" e "It's Only Rock 'N' Roll", claro, ganham destaque especial. Objetos raros, fotografias, colagens, desenhos e até peças de roupas usadas pelos músicos estarão no acervo. Em uma das imagens, feita em 8 de Abril de 1964, Charlie Watts, Brian Jones, Keith Richards, Bill Wyman e Mick Jagger ensaiam em uma locação desconhecida.

Dalí Experience...

**** O primeiro encontro de Salvador Dalí com o Le Meurice, menbro da Dorchester Collection, em Paris, foi quando ele conheceu o Conde de Barcelona. Por 30 anos, Salvador Dalí passou um mês no Hotel, transformando sua suíte no teatro e cenário de suas façanhas.
Para homenagear o hóspede ilustre, o Le Meurice conta com o Restaurante Le Dalí, que completou cinco anos desde a reforma por Philippe Starck, que conta com peças de decoração lúdicas como a famosa cadeira Leda, e as novas suítes presidenciais que acabaram de ser regormadas por Charles Jouffre.
A bem sucedida "Experiência Dalí, que se encerra no dia 24 de março, conta com ingressos para a exposição "Dalí no Centro Pompidou", seguido por coquetéis no Bar 228.
 
                                Foto: Divulgação/No Sofá

 Diva...

**** Há 71 anos, a televisão dava os primeiros passos, e não se falava em transmissões internacionais. Satélite no espaço, apenas na lua. Não se sonhava com internet, tampouco nas formas instantâneas de comunicação. Por isso, até hoje, pesquisadores se detêm para tentar compreender a rápida ascensão de Carmen Miranda, nascida portuguesa e revelada no Brasil, em meio à conservadora, sisuda e refratária sociedade norte- americana. A Revista do Globo, editada em Porto Alegre, publicou em janeiro de 1942 o relato de sua correspondente em Nova York, Lanna Vargas: "Quando Carmen Miranda veio para a América do Norte, há dois anos, seu vocabulário inglês era praticamente limitado às palavras steak (bife) e love. Hoje em dia, Carmen é considerada uma legítima instituição norte-americana. Seus trajes originais têm provocado uma sensível mudança no estilo ianque. Seus famosos turbantes foram copiados de um extremo ao outro do país e os seus graciosos tamancos já estão custando 60 dólares aqui. Carmen gasta uma fortuna em jóias e perfumes e agora ela só usa vestidos desenhados por Hollywood". Chegou, viu e venceu. Isso há 71 anos atrás..... 


Masotti recebe arquitetos e imprensa para delicioso brunch.... 
 
     A sempre linda e querida jornalista Mary Schaffer, no seu posante Veloster, encontro este jornalista no estacionamento da Masotti


                      Mary Schaffer e Vanessa Malucelli Andersen
 
    Fabiano Calla, diretor da Masotti em Curitiba, recebe a imprensa para boas vindas ao ano que "inicia" depois do Carnaval, claro, e apresenta a Masotti Móveis, nos altos da Carlos de Carvalho
 
    Em um dos recantos de muito bom gosto da Masotti, na Carlos de Carvalho, três mulheres de bom gosto, de talento e que se destacam em suas profissões: A Dra. Vanessa Malucelli Andersen, a banqueteira Jaqueline Moraes e a jornalista e assessora de imprensa das mais talentosas em Curitiba- Melissa Mussi, da Prime Comunicação
 
    A sofisticada Jaqueline Moraes e a jornalista Mary Schaffer


    Mary Schaffer, Yumi Okamura, da Revista Auto Estima e este jornalista

 Bastidores No Sofá...com João Nunes
 
 
 

 
 

quarta-feira, 13 de março de 2013

ACP promove debate sobre perspectivas do varejo em 2013


Política econômica, carga tributária, crédito e endividamento também serão analisados por especialistas
Por João Nunes/ Jornalista/ Curitiba
A Associação Comercial do Paraná (ACP) promove nesta sexta-feira (15) em seu auditório principal (9º andar), a partir de 19h30, o Meeting Paranaense de Varejo 2013, com a palestra de abertura a cargo do economista Maurílio Schmitt, professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), chefe do departamento econômico da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e consultor de várias entidades classistas, dentre as quais a própria ACP.
O evento trará a Curitiba, como debatedores, o empresário Mário Valério Gazin, diretor-presidente do Grupo Gazin, além dos executivos Márcio Adriano Pauliki, superintendente do Grupo MM (Mercado Móveis), Hilgo Gonçalves, CEO da Losango e Dorival Dourado, CEO da Boa Vista Serviços, administradora nacional do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Os debates terão como mediador o jornalista José Wille.
Segundo Edson José Ramon, presidente da entidade promotora, o Meeting Paranaense de Varejo “será uma excelente oportunidade para o aprofundamento em temas relevantes como política econômica, incentivos governamentais ao consumo, redução de impostos e juros e o fim da isenção do IPI sobre a linha branca”.
Por sua vez, os debatedores abordarão questões atinentes ao dia a dia de empresários e empreendedores do comércio, entre elas a consolidação das marcas, ampliação das redes e mix e crescimento sustentável do varejo. “O surgimento da nova classe média, expansão do crédito e endividamento dos consumidores estarão igualmente na pauta a ser desenvolvida pelos debatedores, tornando o evento imperdível a quem se dedica à atividade comercial”, comentou Ramon.   

Sabor de Novidades...


**** A Masotti, tradicional fábrica de mobiliário, recebe arquitetos, designers e imprensa hojepara um brunch na loja do Batel. O evento, idealizado para dar boas-vindas ao novo ano, apresentará um preview dos lançamentos da marca para 2013. Agradecemos o convite e estaremos lá!! 
 

Museu Guido Viaro abre projeto Falando de Arte com exposição Viaro e Alunos


Abriu ontem, dia 12 de março, às 19h30, no Museu Guido Viaro, em Curitiba, a exposição Viaro e Alunos. A mostra inaugura o projeto Falando de Arte 2013 e reúne trabalhos dos artistas Guido Viaro, Fernando Calderari, João Osório, Mário Rubinski, Luiz Carlos de Andrade Lima, Helena Wong, Maria Ivone Bergamini, Ida Hannemann de Campos, Fernando Velloso, Domício Pedroso e Jair Mendes. Os artistas da mostra foram alunos de Guido Viaro em seu ateliê ou no Centro Juvenil de Artes Plástica (CJAP) de Curitiba, antiga Escola de Arte Viaro. Cada artista tem duas obras em exposição, reunindo 22 trabalhos no total, sob a curadoria da marchand Liliana Cabral. A mostra poderá ser visitada de terça-feira a sábado, das 14 horas às 18 horas, até o dia 5 de abril.
Serviço No Sofá:
Falando de Arte – Exposição Viaro e Alunos
Data: 12 de março (abertura às 19h30) até 5 de abril
Horário: visitação das 14 horas às 18 horas, de terça-feira a sábado
Local: Museu Guido Viaro
Endereço: Rua XV de Novembro, 1.348, Centro, em frente à Reitoria da UFPR
 
     A obra de Maria Ivone Bergamini é um dos destaques da Mostra no Museu Guido Viaro